Como manter a motivação em tempos de crise

Motivação na crise

A desmotivação pode surgir por inúmeros motivos, principalmente quando há uma grande crise financeira que afete os planos e objetivos já traçados.

Portanto, saber como manter a motivação em tempo de crise ou em qualquer outra situação, é fundamental para qualquer empreendedor que almeja o sucesso da sua empresa.

Importância da motivação

Se não há motivação, todo aquele esforço para ver o negócio prosperar parece exaustivo, sem objetivo e com nenhuma perspectiva.

Isso compromete sua vida como empreendedor e também outras áreas da vida, já que a desmotivação parece contagiar tudo que fazemos.

Então se você está se sentindo desmotivado, sem expectativas para o futuro do seu negócio e sem vontade de continuar empreendendo, veja a seguir 5 dicas para manter a motivação em tempo de crise.

Dicas para manter a motivação em tempos de crise

Fique mais motivado e seguro para empreender colocando em prática essas 5 dicas de como manter a motivação em tempo de crise.

1. Estabeleça um propósito como empreendedor

Muitos empreendedores definem um propósito para a empresa ou negócio, mas esquecem de pensar em seu próprio propósito como empreendedor.

O que você deseja ao empreender? Quais são os seus objetivos no empreendedorismo? Responda à essas e outras perguntas para descobrir qual é o seu propósito de vida e como empreendedor.

Ter crenças, ideais, sonhos, objetivos e propósito, auxiliará na sua motivação para trabalhar, conquistar coisas novas, ir sempre além do que você pode e não se acomodar.

2. Comemore até mesmo as pequenas conquistas

Não existe momento certo para comemorar. Aliás, você não deve esperar para que uma grande conquista aconteça para finalmente comemorar.

Todas as vitórias são motivos de comemoração, então encare a vida com mais positividade, felicidade e comemore todas as conquistas da sua vida empreendedora.

Isso se aplica a coisas realmente simples, porém importantes para sua empresa como a criação de um logo incrível, o primeiro contato de um cliente, o planejamento de uma nova estratégia, entre outros.

Viver e comemorar essas pequenas conquistas é uma das mais importantes premissas de como manter a motivação em tempo de crise.

Afinal, nesse período as conquistas se tornam cada vez menores, mas nem por isso você deve deixar de comemorar.

3. Estabeleça objetivos de curto prazo

Sim, você almeja o sucesso no longo prazo, estabelecer sua empresa no mercado aos poucos e não tem como foco ganhar dinheiro rápido.

Mas quando há um momento de grande incerteza, é importante dar um passo de cada vez. Sendo assim, estabeleça objetivos para cumprir no curto prazo.

Ao alcançar esses objetivos que não dependem tanto do médio ou longo prazo, você e sua equipe ficarão mais motivados a alcançar novos objetivos. Isso é fundamental para manter a motivação.

4. Torne seu trabalho mais divertido

A motivação pode ser perdida pelo simples fato do trabalho se tornar monótono, sem graça e até mesmo chato.

Sendo assim, você deve tornar seu trabalho mais divertido, dinâmico e prazeroso. Dessa forma, sua motivação estará sempre presente e você conseguirá alcançar seus objetivos com muito mais qualidade.

Para tornar o trabalho mais divertido você pode fazer pequenas alterações no dia a dia da sua empresa, como colocar uma música agradável bem baixinha para não incomodar ninguém.

Outras ideias é estabelecer pequenos intervalos para distração e relaxamento ou meditar antes ou depois de um dia de trabalho.

5. Compartilhe suas inseguranças em sua rede de contatos

O networking vai além de encontrar boas oportunidades para seu negócio. Essa rede de contatos também pode auxiliar como um apoio em momentos de grande insegurança.

Nesse caso, converse com seus contatos sobre sua desmotivação e veja quantos empreendedores se sentem da mesma forma.

Saiba que esse sentimento não é só seu, todos se sentem desmotivados ou inseguros em determinado momento.

Então compartilhe esse sentimento, receba ajuda de seus contatos e também esteja disposto a ajudar.

O que achou de todas essas dicas de como manter a motivação em tempo de crise? Deixe seu comentário e compartilhe este conteúdo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *