Já faz tempo que o conceito “Networking” ocupa uma função muito importante dentre as diversas estratégias para a construção de carreiras.
Se você nunca ouvir falar sobre o que é o Networking, saiba que se trata de uma habilidade muito importante para qualquer pessoa que deseja empreender.
Entretanto, apesar de ser um método bastante eficaz e prático para desenvolver oportunidades e criar uma boa base de contatos, muitos dos empreendedores ainda não têm utilizado o Networking como estratégia no plano de negócios.
Ou seja, isso pode implicar na perda do potencial de alavancar sua empresa, de alcançar boas parcerias, de ter insights relevantes e de tornar o seu capital social valioso.
Desse modo, conhecer o que é o Networking e seus diversos benefícios, além de saber como dominar as suas técnicas específicas para a construção de uma poderosa rede de relacionamentos, são peças fundamentais para o empreendimento crescer.
Por isso, nesse artigo, você irá encontrar todas essas respostas e ao final saberá como estar entre os empreendedores bem-sucedidos, confira!
O que é Networking?
Saiba que desde nossa primeira conversa pela manhã até a última conversa à noite, nós sempre estamos fazendo Networking.
No entanto, o conceito como de fato conhecemos, refere-se a um estabelecimento de relações profissionais com uma finalidade bem definida. Então, não se trata apenas de adicionar contatos no Facebook ou LinkedIn, por exemplo.
Realizar Networking consiste também nas interações com as pessoas, onde você irá empregar certo esforço para escutá-las e ajudá-las, e acima disso, focar sua atenção nas quais podem te proporcionar um crescimento profissional.
Então, podemos dizer que o Networking é um sistema inteligente, que vem baseado na construção de uma rede sólida de contatos onde haja troca ativa de conhecimentos.
Por essa via, você concorda que ter uma rede de conexão (relacionamento) com as pessoas certas permite obter maiores chances de novas oportunidades?
Logo, podemos dizer que essa habilidade constitui-se em desenvolver amizades que sejam movidas por interesses em comuns, como: ideias, conhecimento, indicação de cursos ou eventos.
E para além disso, nessa relação haverá um esforço ativo de ambas as partes para cultivar uma conexão mútua.
Network vs. Networking: qual a diferença?
Pode parecer estranho ou até mesmo de que são conceitos com significados semelhantes, porém saiba que cada um desses termos se refere a um processo diferente.
Network tem sua origem no inglês, que vem da junção de “Net” e “Work“, cujo significado literal em português é “Rede de Trabalho”.
O termo Network faz referência a um grupo de pessoas que estão conectadas compartilhando aspirações em comum.
Então, esse grupo poderá ser formado tanto por amigos, quanto por fornecedores, colegas de profissão ou da faculdade, e até mesmo por familiares.
Já o Networking é composto por um conjunto de ações, que você emprega para manter essa rede de contatos.
Ou seja, como dito anteriormente, significa que você deverá se relacionar e cultivar essas conexões.
E como fazer isso? Simples:
- Seja proativo;
- Esteja aberto às novas ideias, oportunidades e pessoas;
- Não faça algo apenas com o propósito de receber em troca;
- Valorize de verdade cada pessoa da sua rede de contatos;
- Agradeça a todos que o ajudaram e ajude quem precisar de você;
- Aprenda a ouvir quando os outros falam.
- Trabalhe duro.
Estes são alguns dos segredos que podem te ajudar a construir uma rede de relacionamentos valiosa e com boas referências.
Portanto, Network e Networking são conceitos diferentes mas que sempre devem se complementar entre si.
Benefícios do Networking
O Networking pode trazer diversos benefícios, principalmente para os empreendedores que precisam expandir sua capacidade de construir relacionamentos sólidos para obterem bons resultados.
Um bom profissional sempre sabe que deve escolher com quem vai se conectar ou não.
Então, nesse caso específico, essa prática pode ser bastante enriquecedora, uma vez que pode possibilitar o crescimento dos negócios e entre outras vantagens. Vejamos como a seguir.
Possibilidade de encontrar bons parceiros
Empresários e empreendedores bem-sucedidos sabem que precisam interagir com uma variedade de pessoas amplia a possibilidade de ascender profissionalmente.
O Networking pode ser uma ferramenta muito útil, pois permite que você obtenha boas indicações, que consiga fechar negócio com outros empreendedores que desenvolvam produtos ou serviços parecidos com os seus e que tenham recursos ou soluções melhores.
Nesse último caso, você pode economizar e ainda oferecer mais possibilidades e confiança para seus clientes.
Aprofundar relações com os clientes
O Networking também pode ser muito rico quando aplicado com aqueles que irão consumir seu produto ou serviço.
Então, quando mantemos nossas redes sociais atualizadas, criamos formas de interagir com o público-alvo. Através da criação de conteúdo relevante, abrimos espaço para dialogar e aproveitamos o feedback dos clientes.
Essas atitudes possibilitam um aprofundamento de relações. Consequentemente faz com que esse público confie e compre mais, de modo que acaba aumentando sua visibilidade no mercado.
Compartilhamento de informações
Essas interações permitem que haja uma reunião de novas ideias antes de apresentar um novo produto ou serviço. Da mesma forma, possibilitam a discussão de tendências e novidades do mercado, além de tantas outras trocas de informações valiosas.
Por isso, é fundamental criar uma rede de contatos que contenha boas referências ou que tenham relação com seu seguimento.
Administradora de empresas, empreendedora e curiosa.