Empreendedor fazendo pesquisa de mercado

Saiba como fazer uma pesquisa de mercado

Quando você planeja abrir uma empresa, começar um novo negócio ou mesmo descobrir quem é seu público-alvo surge a pesquisa de mercado.

Contudo, muitas pessoas ainda não entendem ao certo o que é pesquisa de mercado e qual a necessidade de fazer esse estudo.

Por isso, neste artigo explicaremos tudo que você precisa saber sobre pesquisa de mercado, incluindo como fazer a sua a partir de um passo a passo simples. Confira!

O que é uma pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é uma das ferramentas utilizadas ao longo do planejamento de um empreendimento, onde o objetivo é analisar o mercado por meio da coleta e interpretação de informações.

É por meio dessa pesquisa que você consegue obter maior conhecimento sobre aspectos importantes do seu negócio, como nicho de atuação, público-alvo e muito mais.

A verdade é que novos negócios surgem o tempo todo, sendo que alguns se fortalecem enquanto outros quebram rapidamente.

A pesquisa de mercado tem como objetivo auxiliar no desempenho de um empreendimento diante da concorrência.

Além disso, esse planejamento permite identificar os melhores meios divulgar um negócio, tendo como foco uma persona, em vez de informações superficiais.

A pesquisa de mercado também é utilizada quando a empresa já está estabelecida, mas pretende lançar um novo produto, campanha de marketing ou quer fazer alguma mudança relevante em sua estratégia.

Em todo caso, os dados coletados nesse estudo permitem determinar parâmetros importantes.

Por que fazer uma pesquisa de mercado?

Há muitos motivos para fazer uma pesquisa de mercado, o primeiro deles é entender para quem você deseja vender ou se comunicar.

Se você não sabe quem é o público-alvo, como acha que conseguirá vender para ele? Mas esse não é o único motivo, veja a seguir as principais razões para fazer uma pesquisa de mercado:

  • Entender quem é seu público
  • Conhecer sua concorrência
  • Traçar estratégias baseadas em seu público
  • Ter parâmetros para decisões importantes
  • Estabelecer sua presença no mercado
  • Entender as características do nicho de atuação
  • Obter informações que auxiliem na solução de problemas
  • Conhecer as necessidades do público-alvo
  • Entender as mudanças dos hábitos de compra do cliente
  • Detectar novas oportunidades para seu negócio
  • Ter informações que podem ser usadas para se posicionar ou manter-se no mercado

Todas essas razões mostram a necessidade de estudar o mercado, nicho e seu público antes de começar um negócio, lançar um produto ou planejar uma nova estratégia de marketing.

Perceba que a pesquisa de mercado é importante desde o início de um empreendimento. Contudo, é um estudo contínuo que permite coletar dados importantes sobre seu público e nicho de atuação.

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Como fazer uma pesquisa de mercado?

Agora que você já sabe da importância da pesquisa de mercado, bem como as razões para fazer esse estudo, saiba que esse estudo pode ser feito de diferentes formas.

Em todo caso, é fundamental coletar informações e analisá-las. Sendo assim, veja a seguir o passo a passo completo de uma pesquisa de mercado!

1. Defina o objetivo de pesquisa

O primeiro passo é definir o objetivo da sua pesquisa. O que você quer descobrir? Como os dados coletados serão utilizados? Essas são algumas das perguntas que você deve responder antes de iniciar o seu estudo.

É preciso definir de forma clara o seu objetivo de pesquisa para elaborar o restante do planejamento.

Veja a seguir alguns exemplos de objetivos para pesquisa de mercado:

  • Auxiliar no desenvolvimento de um negócio
  • Compreender as necessidades dos clientes para desenvolver um produto
  • Determinar se uma ideia de negócio ou produto atende as necessidades dos clientes

2. Defina o público-alvo da pesquisa

Mesmo as pesquisas que serão realizadas para compreender quem é o público-alvo precisam de um público-alvo pré-estabelecido.

Esse passo inicial permite direcionar sua pesquisa da melhor forma possível, potencializando so resultados.

Nesse caso, estabeleça informações sobre seu público, como gênero, localização, classe social, escolaridade, idade, entre outras informações.

3. Escolha o método da pesquisa

Há várias formas de coletar os dados da sua audiência, contudo, a seguir você poderá conferir os métodos mais utilizados.

Entrevistas: neste método a coleta pode ser feita por e-mail, telefone ou presencialmente. Usando um questionário, é preciso fazer as perguntas para o seu público e anotar os dados coletados. Este método é mais confiável e reduz muito o risco de manipulação. Contudo, exige mais tempo, pessoal e recursos econômicos.

Enquetes: neste método a coleta é realizada manualmente ou pela internet. O método consiste em oferecer um formulário para que as pessoas respondam facilmente. Na internet, é possível realizar essas enquetes facilmente por meio de formulários pagos ou gratuitos, como o Google Forms, por exemplo.

Avaliações: neste método os dados são coletados a partir das avaliações dos consumidores. Contudo, é um método que só pode ser utilizado após o lançamento do produto ou negócio. Isso porque as pessoas precisam experimentar para dar sua avaliação. Uma forma de fazer isso facilmente é oferecendo uma amostra para seu público e pedir em troca seus sinceros comentários ou críticas.

Observações: neste método são utilizados dados de ferramentas como um contador de visitas, por exemplo, ou observação do comportamento do público. É o método mais tradicional, porém pode ter falhas. Mas dependendo do seu objetivo de pesquisa, pode ser um método interessante.

Ainda sobre o método, também é importante definir qual será sua amostra de campo. Nesse caso, saiba que existem dois tipos mais comuns, a amostragem probabilística ou aleatória e a amostragem não probabilística.

O método de análise probabilística consiste em selecionar um número aleatório de pessoas para o estudo.

Já a análise não probabilística considera os diferentes tipos de pessoas para determinar uma amostra representativa.

4. Comece a coletar os dados

Depois de todo o planejamento da pesquisa é hora de começar a coletar os dados. Nesse caso, aplique o método que você escolher para coletar as informações.

Durante a coleta de dados é importante formular perguntas que auxiliem na opinião real das pessoas.

Isso porque as pessoas tendem a não ser sinceras quando estão cara a cara com quem está oferecendo o produto, solução ou ideia de negócio.

Por exemplo, em vez de perguntar “você considera esse produto caro?” você pode questionar “você acredita que o preço deve ser menor?”, entre outras formas de obter uma resposta mais sincera.

5. Estude sua concorrência

Além dos dados que você irá coletar do público-alvo, é importante estudar seus concorrentes.

É importante saber se seus concorrentes estão presentes no mercado, se têm sucesso com as estratégias utilizadas, entre outras coisas.

Se seus concorrentes têm uma presença consolidada, saiba que eles têm boas estratégias. Sendo assim, não há nenhum problema em analisar o que eles têm feito corretamente em suas estratégias.

Caso o seu negócio seja online ou seus concorrentes tenham uma boa presença online, você pode analisar várias informações a partir de ferramentas como Google Keyword Planner, SEMRush, Buzzsumo, entre outras.

6. Faça uma pesquisa de mercado com outras fontes

Mais do que coletar dados é importante saber se tudo aquilo que você coletou é equivalente a outras pesquisas obtidas por outras fontes.

Nesse caso, você pode utilizar pesquisas de mercado de outras fontes como Sebrae, por exemplo. Mas só considere dados de fontes confiáveis.

7. Analise os dados da sua pesquisa de mercado

Com todos os dados coletados é hora de começar a analisar todas essas informações.

Afinal, uma pesquisa só tem relevância se os dados são apurados corretamente. Então reúna todo esse material e comece a entender os resultados da sua pesquisa.

Algumas ferramentas online oferecem resultados de pesquisa facilmente, como no caso das enquetes onde é possível visualizar o percentual de pessoas que responderam da mesma forma, por exemplo.

Em todo caso, analise os dados coletados e considere essas informações para as decisões que serão tomadas em seu negócio. Afinal, os resultados da pesquisa devem oferecer parâmetros necessários para seu objetivo de estudo.

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