Como transformar leads em clientes

Veja como transformar leads em clientes

Gerar leads para pode produzir ótimos resultados, mas apenas se você puder transformar potenciais compradores em clientes reais.

Afinal, de nada adianta ter muito leads se eles não contribuem de forma efetiva para o aumento das suas vendas, não é verdade?

Para ajudar você a transformar leads em clientes, preparamos algumas dicas que podem ser aplicadas no dia a dia.

O que é um lead?

Um lead é uma pessoa que pode eventualmente se tornar um cliente. Ou seja, um potencial comprador de um produto ou serviço.

Dependendo do negócio, a definição do termo lead pode variar.

Para algumas empresas, um lead é um contato já determinado para ser um cliente em potencial. Mas outras consideram um lead como qualquer contato de vendas.

O fato é que a empresa precisaria examinar e qualificar o potencial novo cliente para determinar sua intenção e interesse.

As equipes de vendas, portanto, têm a responsabilidade de converter uma quantidade máxima de leads para manter uma boa taxa de conversão.

Tipos de Leads

Leads Urgentes

Estes são os leads que estão prontos para fechar o negócio. Além disso, são os que geralmente entram em contato com a empresa, através do site, telefone ou outro canal de atendimento.

Geralmente estão com pressa e querem ir diretamente para uma negociação.

Leads Quentes

São leads com potencial de compra, mas que ainda não estão prontos para realizar a compra.

Em muitos casos, estes leads tiverem contato com alguma campanha de marketing e estão interessados em algum produto ou serviço.

Frequentemente são convertidos através de formulários. Além disso, costumam consultar os valores e verificam se o produto ou serviço atende suas necessidades.

Leads Mornos

Esses leads também podem ser convertidos através de formulários no site. Entretanto, se durante o contato ele não mostrar segurança ou interesse concreto, é porque ainda não está pronto para comprar.

Isso significa que você precisa iniciar um processo de nutrição. Ou seja, você terá que ‘alimentar’ o cliente durante sua jornada até a compra, automatizando o envio de e-mails com conteúdo relacionado ao perfil de cliente.

Leads Frios

Também chamados de leads inativos ou reciclados, são os que interagiram uma vez e não mostraram mais interesse.

Em alguns casos acessam o site da empresa, chegando a visualizar e-mails com promoções.

O melhor a se fazer neste caso é investir em campanhas de remarketing para tentar engajar esse público.

A importância dos leads

O objetivo de toda empresa é gerar lucro. Mas para alcançar este objetivo, é preciso oferecer os produtos ou serviços que os clientes desejam.

Então, é aqui que entra a geração de leads. Afinal, uma empresa que não conquista novos clientes, não cresce. Em vez disso, a empresa começa a estagnar e pode até falir.

Por isso, os leads são fundamentais para o crescimento de qualquer negócio. É uma ótima oportunidade para você criar uma conexão com clientes potenciais.

Portanto, depois que um lead é qualificado, ele se torna uma oportunidade de negócio para a empresa.

Dicas para converter leads em clientes

1. Qualifique os leads

O primeiro passo para transformar leads em clientes é qualificar. Afinal, você não vai fechar uma venda com um lead que ainda não está pronto para comprar.

Por isso, você precisa entender qual o momento da jornada de compra em que cada lead está.

Uma maneira de fazer isso é dividindo os leads em grupos. Desta forma, você pode oferecer o conteúdo certo para cada lead.

Fazendo isso, você aumenta as chances de um lead passar para a próxima etapa na jornada de compra.

2. Não deixe seus leads esperando

O nível de interesse de um lead cai drasticamente após uma hora. Nesse período, ele até pode ter passado para um concorrente.

Por isso, é importante configurar rotinas internas e estruturar bem a equipe de vendas para fazer uma boa gestão de leads. Velocidade é fundamental.

Você pode usar um software de CRM para facilitar esta tarefa. Assim você não corre o risco de perder uma venda por não verificar o email ou esquecer de responder a um contato.

3. Ofereça um brinde ou desconto

Conseguir algo de graça sempre é bom, não é mesmo?

Brindes são uma excelente maneira de fazer com que as pessoas se interessem em seu negócio. Melhor ainda, isso pode levar ao fechamento de uma venda!

O conceito de brindes e amostras grátis funciona porque eles despertam um desejo nas pessoas.

Por exemplo, quando você ganha um chocolate, isso te faz lembrar do sabor do chocolate, aumentando seu desejo por mais.

Além de transformar seus leads em vendas, os brindes também podem ajudar no envolvimento dos seus clientes com a sua marca. Ou seja, você cria um relacionamento com seu público.

Dessa maneira, você pode coletar informações e personalizar suas campanhas para converter seus leads em mais vendas.

Personalize seu e-mail e tente mostrar que o desconto é exclusivo. Uma forma de fazer isso é criando um cupom exclusivo apenas para os assinantes da sua newsletter.

4. Crie um relacionamento

Você tentou contato com um novo lead mas não obteve resposta? Calma, não desista tão facilmente.

Envie outro e-mail ou tente ligar em outro momento. Pode ser que a pessoa estava apenas ocupada no momento que você tentou contato pela primeira vez.

Além disso, tente melhorar sua conexão com o lead, o máximo possível.

Por exemplo, durante uma ligação de vendas, pergunte se você pode adicionar a pessoa à sua lista de e-mail. Com isso, você tem mais uma maneira de manter contato.

Fazer esse acompanhamento com um novo lead ajuda a garantir que sua marca fique em sua mente.

Da mesma forma, isso aumenta a possibilidade de conversão quando ele estiver pronto para fechar a compra.

Mas tenha cuidado para não aplicar muita pressão. Isso pode irritar o lead e fazer com que ele fique com uma imagem negativa da sua empresa.

5. Mude o foco

Você não deve tentar vender apenas um produto ou serviço.

Em vez disso, mude o foco e pense sobre quais problemas seu produto ou serviço pode resolver. Ou seja, descubra quais são as reais necessidades do seu público.

Mostre que você pode ajudar a resolver os problemas de seus clientes.

Então, em vez de pensar no que você quer alcançar, pense no que o potencial cliente quer realizar.

Fazendo isso, você consegue transformar leads em clientes. Isso também facilita bastante a tarefa de fidelizar clientes.

Lembre-se: as pessoas estão cada vez mais procurando soluções em vez de itens.

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