O valor da vida útil de um cliente é um dos fatores mais importantes para sustentar o crescimento a longo prazo de qualquer negócio.
Todo empreendedor deseja criar uma rede de clientes fiéis que sempre voltam ao seu negócio em busca de novos produtos.
Dessa forma, você poderá não apenas estabelecer uma base forte de clientes, mas também cultivar o marketing boca a boca.
O que significa fidelizar o cliente?
Fidelizar um cliente é uma prática de mercado onde as empresas atraem e retém consumidores por meio de ótimas estratégias de marketing.
A fidelização resulta em um vínculo único entre sua empresa e seus clientes.
Você precisará fornecer um serviço e valor memoráveis, seja os educando, entretendo ou resolvendo seus problemas.
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Quais os principais desafios em fidelizar clientes?
Estamos vendo mais anúncios do que nunca; seus clientes estão sendo bombardeados com conteúdo que visa captar sua atenção constantemente.
A lealdade é conquistada ao fornecer valor, engajamento e atenção consistentes ao cliente.
Ainda assim, muitas empresas geralmente falham em reter seus clientes existentes.
Vejamos os 9 erros mais comuns na retenção de clientes:
- Se concentrar mais em conquistar novos clientes do que fidelizar os existentes;
- Não possuir descontos ou ofertas por tempo limitado;
- Não ter uma segmentação bem definida;
- Negligenciar o atendimento ao Cliente;
- Não agradar os clientes existentes;
- Possuir um produto que não é o que os clientes querem;
- Ignorar o feedback dos clientes;
- Ignorar sua concorrência;
- Não ter um diferencial ou um toque pessoal.
A importância de conquistar a lealdade do seu cliente
Lucro
De acordo com um estudo do Gartner Group, 20% de sua base de clientes existente gera 80% de seus lucros.
Apenas um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar os lucros de seus negócios em 25 a 125%!
Esforço
A probabilidade de vender para um cliente existente é de 60 a 70%. Já a probabilidade de vender para um novo cliente em potencial é de 5 a 20%.
É muito mais fácil reter um cliente atual do que adquirir um novo.
Seus clientes atuais já conhecem bem seu negócio e têm maior probabilidade de experimentar novos produtos ou serviços através de suas recomendações.
Custo
O custo de atrair novos clientes é de 6 a 7 vezes o custo de reter clientes já existentes!
Se você deseja criar um negócio bem-sucedido, seus esforços para criar lealdade devem se tornar um componente-chave da estratégia da sua empresa.
Feedback
O seu relacionamento com o consumidor poderá gerar um feedback honesto por meio das interações que ocorrerão.
Dessa forma, sua empresa terá a oportunidade de melhorar o produto e entender ainda melhor as dores dos clientes.
5 dicas para fidelizar seus clientes
1. Forneça conteúdo valioso
Fornecer aos clientes conteúdos que respondem suas perguntas e resolva seus problemas fará com que eles voltem ao seu negócio.
Você deseja que os clientes pensem em você como um recurso valioso e confiável para o qual eles podem recorrer quando precisam de informações.
Como sua empresa pode estabelecer esse relacionamento? Você pode fazer isso através de canais de comunicação como mídias sociais, e-mail ou blog.
É importante que você encontre o canal certo para atingir seu público. A chave é criar, selecionar e compartilhar conteúdo que seja útil e interessante para seus clientes.
2. Interaja com seus consumidores
Seja por meio de telefonemas, propagandas de TV, boletim informativo por e-mail, Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter ou Blog, use canais de marketing online, e offline, para interagir com seus clientes com mais frequência.
Qualquer maneira de dar um olá, responder alguma dúvida ou oferecer um material informativo aos seus clientes o ajudará a mantê-los engajados.
O envolvimento com seus clientes por meio desses meios de comunicação fará com que eles se sintam ouvidos.
3. Respeite a regra 80/20
Ao fazer marketing para clientes online, você deve respeitar a regra 80/20.
A regra 80/20 diz que, para cada 10 postagens, 8 deve ser um conteúdo que agregue valor aos seus clientes.
Apenas 2 de suas 10 postagens devem ser material promocional. Por exemplo, se você é uma creche, pode compartilhar uma lista como “10 receitas nutritivas para crianças”.
Assim, transmitirá a mensagem aos seus clientes de que você deseja agregar valor à vida deles e não apenas vender o seu produto.
4. Descontos e prêmios no programa de fidelidade
Estabelecer um programa de fidelidade oferecendo descontos e promoções torna as coisas mais interessantes para seus clientes.
Os clientes gostam de saber que você se importa com eles e recompensá-los com um desconto por sua lealdade é algo valioso.
Você pode executar essas promoções facilmente através do seu site, aplicativo, página do facebook ou outros canais de comunicação.
5. Atualize sempre
É importante, no relacionamento com o cliente, manter as coisas atualizadas!
Utilize mídias sociais, e-mail ou seu site para manter seus clientes informados sobre as últimas ofertas ou eventos de sua empresa.
E lembre-se, seus clientes são a alma do seu negócio. Se você criar uma base de clientes fiéis e mantê-los satisfeitos, sua empresa irá longe.
Administradora de empresas, empreendedora e curiosa.