Se você está procurando por dicas para atendimento ao cliente através do WhatsApp, é porque já sabe o quanto esse aplicativo é importante para os negócios.
O WhatsApp é uma ótima oportunidade para os negócios, pois possibilita uma comunicação mais rápida e dinâmica com o cliente.
Além disso, é importante considerar que o uso do app só cresce a cada ano.
Por isso, não oferecer esse meio de comunicação para seus clientes é um grande erro, pois você exclui uma parcela grande de pessoas que poderiam entrar em contato com sua empresa por meio desse app.
Mas saiba que toda essa facilidade pode gerar alguns problemas de comunicação.
Além disso, é importante considerar que o atendimento ao cliente de qualidade precisa ser pensado junto ao meio de comunicação utilizado.
Sendo assim, neste artigo reunimos várias dicas para atendimento ao cliente pelo WhatsApp. Confira a seguir todas essas dicas!
1. Tenha um aparelho somente para o WhatsApp
A primeira coisa que você precisa fazer ao oferecer atendimento ao cliente via WhatsApp é ter um aparelho apenas para essa função.
O aparelho não pode ser de uso pessoal e nem mesmo da empresa. Deve ser um aparelho único só para o WhatsApp.
Isso porque, dependendo da sua área de atuação, é possível que o WhatsApp da empresa seja utilizado por mais de uma pessoa.
Além disso, ao utilizar apenas um aparelho para essa atividade você consegue separar tudo aquilo que é pessoal da sua vida profissional, já que o WhatsApp da empresa ficará em um aparelho específico para ele.
2. Crie rótulos para organizar seus clientes
Quando você começa a atender seus clientes por WhatsApp, é comum que você tenha dificuldade em lembrar de todas as etapas do atendimento em cada uma das situações.
Por isso, criar rótulos e adicioná-los ao cadastrar os contatos é fundamental.
Os rótulos têm como finalidade identificar aspectos importantes do processo de vendas.
Sendo assim, os rótulos podem ser “Prioritários”, “Constantes”, “Clientes promocionais”, “Pedidos pendentes”, “Aguardando pagamento”, “Solicitou informações”, “Encaminhado para setor financeiro”, entre outros.
3. Divulgue seu canal de atendimento via WhatsApp
Agora que sua empresa tem um canal de atendimento via WhatsApp, é fundamental que seus clientes saibam dessa novidade.
Sendo assim, informe seu novo canal de atendimento por meio das redes sociais, incluindo o número do WhatsApp no site da empresa, entre outras formas de divulgação.
Se você já tem uma lista de e-mails cadastrados, também é interessante fazer um e-mail marketing contando essa novidade.
Você ainda pode incluir na assinatura do e-mail o número do WhatsApp para que as pessoas entrem em contato por meio do app.
4. Converse com o cliente respeitando sua linguagem
O WhatsApp é um aplicativo de comunicação bastante informal. Contudo, hoje em dia muitas empresas têm utilizado para ter uma relação mais próxima ao cliente.
A verdade é que atender clientes via WhatsApp requer flexibilidade.
A maioria dos clientes que chegam ao seu negócio por meio do app são pessoas que usam o WhatsApp constantemente, que utilizam redes sociais e que tem bastante contato com a internet.
Por isso, evite uma linguagem muito robotizada ou impessoal demais. Esse é o momento em que sua empresa pode se aproximar ainda mais do cliente.
Por isso, converse com o cliente respeitando a sua linguagem. Converse de forma humana, com empatia e entusiasmo.
Se o cliente gosta de gírias e abreviações, você também pode aderir ao uso desses elementos em uma conversa, desde que você tenha o bom senso de usar com moderação.
5. Não faça spam para seus contatos
Sabe quando você se cadastra para receber atualizações e novidades de uma empresa, mas fica cansado de tantas mensagens chatas, promocionais e que não agregam em nada? Isso é chamado de spam.
Se você sabe o quanto é ruim ter a caixa de entrada do seu e-mail cheia de spam, já pode se colocar no lugar de seus clientes para não cometer esse erro.
Por isso, quando for enviar mensagens para os contatos da empresa é importante ter uma frequência que não seja prejudicial.
Além disso, dê preferência para informar o cliente, trazer novidades e contar sobre coisas que agregam em algo para seu público.
É importante que você respeite o espaço do cliente. Mensagens no WhatsApp só podem ser enviadas após autorização do cliente.
Ou seja, se ele enviou a mensagem primeiro, se deu permissão durante a conversa ou em um termo online, você pode enviar mensagens.
Com essas dicas para atendimento ao cliente através do WhatsApp você terá esse app como um grande aliado do seu negócio.
Administradora de empresas, empreendedora e curiosa.